Cuidados com a higiene bucal dos bebês

Perguntas comuns das mamães

Amamentar interfere na formação dos dentes do bebe?

Ao amamentar no peito, o bebê respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula, isso faz com que haja o correto desenvolvimento muscular da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão (mordida) dentária.

Devo fazer a higiene bucal no bebê?

A limpeza na boca do bebê deve ser feita com uma gaze ou frauda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite da amamentação. Com o nascimento dos dentes, por volta dos 6 meses de vida, a frauda deve ser trocada por uma dedeira com solução diluída de água filtrada ( 2 partes ) com 1 parte de água oxigenada 10 volumes. Umedeça a dedeira nesta solução e escove os dentinhos e toda a mucosa da boca do bebê. Aos 18 meses, com todos dentes decíduos (dentes de leite ou primeira dentição) na boca , deve-se trocar a dedeira para a escova dental infantil com pasta dental sem flúor. Após 2 ou 3 anos , quando a criança souber cuspir, pode-se usar creme dental com flúor, seguindo a orientação do seu dentista.

Qual idade que devo levar o meu filho para uma primeira visita ao dentista?

Durante a gestação deve-se fazer uma visita ao dentista para receber orientações sobre a alimentação e os primeiros cuidados assim que o bebe nascer. O bebê deve ser levado para uma primeira consulta aos 6 meses , nesta época estará nascendo os primeiros dentinhos e o profissional deve ser especialista em odontopediatria para melhor conduzir e orientar a consulta.

*Dra. Flávia Zanetti é dentista, odontopediatra e diretora da clínica Odontologia Zanetti.

Comments are closed.